Não é bom que tudo aconteça como desejamos.
(Jacques Bossuet)

É comum as pessoas se perguntarem o motivo de tanto sofrimento em suas vidas e formas para amenizá-lo. Remoendo dores e sofrimentos passados de uma maneira tão vivida que chegam a sentí-las como se acontecesse naquele momento.

Ao meu ver, as pessoas sofrem cada vez mais toda vez que tentam amenizar uma dor, dopando-as optando por não sofrer. Enganando-se com as famosas pílulas da felicidade ou com as “ilusões do mundo moderno”, tão bem satirizadas nas tirinhas malvadeanas.

Alguns dizem que eu sou masoquista, mas é que compreendi a alguns anos que não adianta querer não sofrer, pois isto é lutar contra a maré. Se adoeço e por enquanto o que posso fazer é tal tratamento o farei. Me adianta morrer de chorar ou me revoltar? Adianta aporrinhar os que estão ao meu redor com meu infortúnio? Afinal:

Se tem remédio, porque te queixas?
Se não tem remédio, porque te queixas?
(Provérbio oriental)

As vezes, a pratica clinica me mostra que as pessoas são mimadas demais, queixosas demais, mal-acostumadas demais. Não estão dispostas a pagar o caro preço que a vida cobra pelo simples fato de estar vivo: doenças, separações, dores. E o que acontece? Se entopem de remédios, de drogas, de casos, culpam os filhos de seus desamores, culpam os pais de seus dissabores, culpam uns aos outros e nunca tem a coragem de encaram os fatos de frente e admitir que a culpa é tão e somente DELES próprios.

Se a sua vida está uma merda a culpa é sua. É simples, não é? Pare para pensar e ver o que não está dando certo, o que está acontecendo de errado… são nossas ATITUDES e não pensamentos que estão errados… os outros contribuem, é claro, mas é VOCÊ que dá trela, que se deixa influenciar – ou abater. Você e tão somente você.

Para se ser feliz até um certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto.
(Edgar Poe)

Eis aqui meu desabafo…As pílulas da felicidade funcionam até o seu organismo se adaptar a elas… Quando se chega nesse ponto, ou você vai atrás de uma pílula mais forte ou encara sua vida de frente todas as merdas que fez e aprende a lidar com elas para construir um futuro melhor para você mesmo: errando e dando-se a oportunidade de aprender com estes erros, não se enganando e pedindo auxilio. Ninguém é tão auto-suficiente que não precisa de outra pessoa em algum momento.

