“Eles são feitos de carne.”

“Carne?”

“Não há nenhuma dúvida sobre isso. Nós pegamos vários deles, de partes diferentes do planeta, trouxemos a bordo de nossas naves de reconhecimento e examinamos de ponta a ponta. Eles são completamente carne.”

“Isso é impossível. E os sinais de rádio? As mensagens para as estrelas?”

“Eles usam as ondas de rádio para falar, mas os sinais não vêm deles. Os sinais vêm de máquinas.”

“Então quem fez as máquinas? São esses os que queremos contactar.”

Eles fizeram as máquinas. É isso que eu estou tentando te dizer. Carne fez as máquinas.”

“Isso é ridículo. Como pode carne fazer uma máquina? Você está me pedindo para acreditar em carne senciente.”

“Eu não estou te pedindo, eu estou te dizendo. Essas criaturas são a única raça senciente naquele setor e eles são feitos de carne.”

“Talvez eles sejam como os orfolei. Você sabe, uma inteligência baseada em carbono que atravessa um estágio de carne.”

“Não. Eles nascem carne e eles morrem carne. Nós os estudamos por várias de suas durações de vida, o que não demorou muito. Você tem alguma idéia de qual é a duração de vida de carne?”

“Me poupe. Tudo bem, talvez eles sejam apenas parte carne. Você sabe, como os weddilei. Uma cabeça de carne com um cérebro de plasma eléctron dentro.”

“Não. Nós pensamos nisso, pois eles de fato têm cabeças de carne, como os weddilei. Mas eu te disse, nós os examinamos. Eles são carne de ponta a ponta.”

“Nenhum cérebro?”

“Ah, que há um cérebro há. Só que o cérebro é feito de carne! É isso que eu estou tentando te dizer.”

“Então… o que é que pensa?”

“Você não está entendendo, está ? Você está se recusando a lidar com o que eu estou te dizendo. O cérebro é que pensa. A carne.”

“Carne que pensa! Você está me pedindo para acreditar em carne que pensa!”

“Sim, carne que pensa! Carne consciente! Carne que ama. Carne que sonha. A carne é a história toda! Você está começando a entender ou eu vou ter que começar tudo de novo?”

[Terry Bisson, escritor de ficção científica citado por Steven Pinker no livro Como a mente Funciona, pg. 107]

