em qual universo vale a pena pensar?

nesse de 78 bilhões de anos-luz… com infinilhões de galáxias…

ou nesse de qse 6 bilhões e meio de pessoas… onde cada um de nós é uma célula… que faz parte de todo o organismo gaia?

  • Pq existe tanta pobreza e sofrimento nesse mundo, afinal?

quem me lê neste momento faz parte dos 10% que interferem na economia deste planeta… menos de 20% da população mundial tem acesso a internet… por isso, somos privilegiados.

e não só por isso: bem ou mal sabemos que teremos o q comer quando bater a fome… mesmo pedindo um teco do amigo, da sogra, etc. também usamos banheiros, temos rede de esgoto, energia elétrica, plano de saúde [ou, no mínimo… um conhecido que quebra um galho qdo a coisa aperta] … Eu e você somos privilegiados neste mundinho azul.

Mas eu sofro… você também sofre, não é?

Sofrer é condição básica para qq organismo que habite este planeta… e é do que mais fugimos… ninguém quer sofrer sem razão… por isso buscamos tantos motivos para justificar o que nos angustia… não é mesmo?

Pobreza, pobreza… pq há tanta pobreza neste mundo? Pobreza material… pobreza de gentileza… pobreza de respeito, bons modos, generosidade… até que ponto somos tão apegados ao que possuimos, ao que somos que nos impede de compartilhar… de abrir mão? até que ponto não cremos que temos o que precisamos… nem mais, nem menos… temos o suficiente.

mas sempre queremos mais e mais… e reclamamos por descobrir que existe MUITO mais que não possuímos… e sofremos. e isso é um ciclo vicioso…

qdo pensamos em pobreza lembramos logo dos que sentem fome e frio, das criancinhas na áfrica, dos desabrigados dos terremotos ou dos miseráveis no nordeste…

não associamos a pobreza à falta de caridade… ao egoismo e egocentrismo…

afinal, existem questões que são bem maiores do que nós, do que nossos grupos sociais e governo. Mas SOMOS responsáveis diariamente pela pobreza de gentileza, pelos pensamentos invejosos e/ou a omissão,  vista grossa e jeitinho brasileiro que nos contamina… e gera cada vez mais pobreza, mais sofrimento… numa cadeia de consequências que não ousamos imaginar…

Não são apenas os miseráveis do mundo que sofrem de pobreza [ Raciocinamos e percebemos que eles são diretamente afetados pelas leis do mercado, deste sistema econômico vigente e – para quem acredita – pelo karma] Somos nós também… pela cadeia de consequências dos nossos atos… Um dia essa cadeia nos atinge…rezemos para que estejamos preparados para o baque.

Sei que: Se cada um de nós… Se eu e você… Não aprender LOGO a abrir mão do que não é necessário… enquanto não soubermos nos doar [uma palavra, um objeto, um sorriso] e NÃO procurarmos nos tornar seres humanos melhores [principalmente NOS PEQUENOS GESTOS]… com certeza… em um tempo mui curto sentiremos o quanto pobres, miseráveis e sofredores poderemos ser.

e contra este tipo de sofrimento e miséria não existe cesta básica ou sistema de saúde para curar o mal que talvez no aguarde… ali, ao dobrar a esquina.

[ah, toda noite eu rezo. acredito que funciona. pois me sinto mais leve… sempre no mesmo horário… uma oração com o que sinto, o q penso… não é infectado por dogmas… é olhar pra minha estrela no céu e refletir… como foi o dia… pedir paz… gentileza… e essas coisas q qse ninguém dá mais importância… um amigo diria que é qdo entro no meu modo autista… ;) ]

[amanhã escrevo pq acho q as pessoas estão tão deprimidas]