estamos sós no universo: sofrimento e pobreza

em qual universo vale a pena pensar?

nesse de 78 bilhões de anos-luz… com infinilhões de galáxias…

ou nesse de qse 6 bilhões e meio de pessoas… onde cada um de nós é uma célula… que faz parte de todo o organismo gaia?

  • Pq existe tanta pobreza e sofrimento nesse mundo, afinal?

quem me lê neste momento faz parte dos 10% que interferem na economia deste planeta… menos de 20% da população mundial tem acesso a internet… por isso, somos privilegiados.

e não só por isso: bem ou mal sabemos que teremos o q comer quando bater a fome… mesmo pedindo um teco do amigo, da sogra, etc. também usamos banheiros, temos rede de esgoto, energia elétrica, plano de saúde [ou, no mínimo... um conhecido que quebra um galho qdo a coisa aperta] … Eu e você somos privilegiados neste mundinho azul.

Mas eu sofro… você também sofre, não é?

Sofrer é condição básica para qq organismo que habite este planeta… e é do que mais fugimos… ninguém quer sofrer sem razão… por isso buscamos tantos motivos para justificar o que nos angustia… não é mesmo?

Pobreza, pobreza… pq há tanta pobreza neste mundo? Pobreza material… pobreza de gentileza… pobreza de respeito, bons modos, generosidade… até que ponto somos tão apegados ao que possuimos, ao que somos que nos impede de compartilhar… de abrir mão? até que ponto não cremos que temos o que precisamos… nem mais, nem menos… temos o suficiente.

mas sempre queremos mais e mais… e reclamamos por descobrir que existe MUITO mais que não possuímos… e sofremos. e isso é um ciclo vicioso…

qdo pensamos em pobreza lembramos logo dos que sentem fome e frio, das criancinhas na áfrica, dos desabrigados dos terremotos ou dos miseráveis no nordeste…

não associamos a pobreza à falta de caridade… ao egoismo e egocentrismo…

afinal, existem questões que são bem maiores do que nós, do que nossos grupos sociais e governo. Mas SOMOS responsáveis diariamente pela pobreza de gentileza, pelos pensamentos invejosos e/ou a omissão,  vista grossa e jeitinho brasileiro que nos contamina… e gera cada vez mais pobreza, mais sofrimento… numa cadeia de consequências que não ousamos imaginar…

Não são apenas os miseráveis do mundo que sofrem de pobreza [ Raciocinamos e percebemos que eles são diretamente afetados pelas leis do mercado, deste sistema econômico vigente e - para quem acredita - pelo karma] Somos nós também… pela cadeia de consequências dos nossos atos… Um dia essa cadeia nos atinge…rezemos para que estejamos preparados para o baque.

Sei que: Se cada um de nós… Se eu e você… Não aprender LOGO a abrir mão do que não é necessário… enquanto não soubermos nos doar [uma palavra, um objeto, um sorriso] e NÃO procurarmos nos tornar seres humanos melhores [principalmente NOS PEQUENOS GESTOS]… com certeza… em um tempo mui curto sentiremos o quanto pobres, miseráveis e sofredores poderemos ser.

e contra este tipo de sofrimento e miséria não existe cesta básica ou sistema de saúde para curar o mal que talvez no aguarde… ali, ao dobrar a esquina.

[ah, toda noite eu rezo. acredito que funciona. pois me sinto mais leve... sempre no mesmo horário... uma oração com o que sinto, o q penso... não é infectado por dogmas... é olhar pra minha estrela no céu e refletir... como foi o dia... pedir paz... gentileza... e essas coisas q qse ninguém dá mais importância... um amigo diria que é qdo entro no meu modo autista... ;) ]

[amanhã escrevo pq acho q as pessoas estão tão deprimidas]

About these ads

  1. “em qual universo vale a pena pensar?

    nesse de 78 bilhões de anos-luz… com infinilhões de galáxias…

    ou nesse de qse 6 bilhões e meio de pessoas… onde cada um de nós é uma célula… que faz parte de todo o organismo gaia?”

    pra que comentar? o/

  2. Ah, vai ser uma série de postagens com um artigo para cada pergunta? Gostei. Os temas que vc levantou ontem são mesmo grandes demais para um artigo só.

    Concordo com o sentimento do vídeo de ontem (com o velhinho simpático). Só acho que em última instância ele peca pelo idealismo. O ser humano é dose! Não vejo um jeito de repentinamente nós acordarmos somente amando uns aos outros e largando nossos medos. Outro problema é que o vídeo menciona certas “forças da sombra” como algo muito externo, culpando “os líderes”, ou “as economias”, etc. Entendo que o verdadeiro inimigo está é em nós mesmos. Qualquer vitória que possamos obter tanto contra a pobreza física quanto contra a pobreza espiritual só é (e será) atingida com um esforço sério e constante por parte de cada indivíduo para mudar não apenas a sociedade, mas principalmente a si mesmo. E esse esforço precisa ser repetido a cada nova geração.

    Achei muito fofo você comentando que reza todos os dias e como isso te faz bem. Quanto à dogmas, atualmente pratico uma espécie de “monoteísmo freelance” e acredito sim que muitos dos dogmas que vemos por aí são desnecessários, mas não vejo eles como um mal em si mesmos.

    Tá bom que esse comentário já tá é grande demais! A culpa é sua, viu Thahy, que foi tratar desses temas que mexem com meu lado pseudo-filosófico. :-P Um beijo.

  3. profundoo… realmente as pessoas hoje mal pensam nisso… é só egoismo e materialismo…
    obrigada thahy por compartilhar conosco suas reflexões, nos levando a repensar nossas atitudes
    ; )

  4. Apocalipse 3:17
    “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;”

  5. pat:
    é pensar/falar o que existe dentro do teu coração… só pra vc…

    daniel
    brigada ^^ … desculpa por te tirar da rotina dos estudos ;)

    van
    aprendizado é mutuo… qdo escrevo, repenso…qdo converso reavalio… brigada ^^

    habib
    discordo… pois a riqueza tb pode ser interpretada como magnanimidade… ^^
    e qm é magnânimo é … ai ai tudo de bom!

  6. O que eu entendi da passagem em Apocalipse 3:17 é que o interlocutor se acha tão rico que não precisa de nada… (riqueza material), mas Cristo refuta a idéia, mostrando que, da ótica espiritual (que é a perene, a que importa), ele é um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu…
    Achei concordante com a mensagem de seu post.

  7. Precisamos apostar mais nos pontos convergentes. No mais importante. Somos da mesma especie e e discutimos tanto que esquecemos do elementar. Precisamos uns dos outros. Precisamos nos protegermos. Evoluirmos. Sairmos da mesmice.


Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s