cheiro, essencias: aspiração [sanctum]

sanctum

Quando eu era criança, tinha um limoeiro bem frondoso no quintal da casa da vó…

lembro perfeitamente do cheiro que subia, quando arrancava uma folha e a prensava entre os dedos…

imediatamente lembro das brincadeiras no quintal, das quedas de bicicleta e de tudo aquilo que vivi…

Aos sábados, em casa, minha mãe fazia uma feijoada tão gostosa… como se fosse hoje, relembro de todos sentados à mesa, as conversas e risadas…

Quando sinto cheiro de lavanda, imediatamente lembro do meu pequerruxo e de como bebês [recem-nascidos, pocochinhos] cheiram bem…

mmm, agora fui abordada por uma memória de um perfume… inebriante, forte… pólo…

Percebe como os cheiros nos transportam rapidamente para situações que foram Muito marcantes na nossa vida?

Aposto com você… Pense na sua infância – por exemplo – aposto como aos pouquinhos vem memórias de sons… e aos poucos você pode começar a sentir… o cheiro de uma pessoa amada… o almoço de domingo… o perfume de um brinquedo novo… [comigo, dá logo um aperto no peito... lembro do cheiro do meu vô e me emociono... :D ]

Eu amo incenso, incensários, difusores e essências… Deixar a casa bem perfumada, sentir um ambiente diferente, só meu… Sempre quando sento aqui pra escrever, coloco no difusor uma essência de terra… coloco uma música pra tocar… e plim… adentro o meu mundo particular… por muitas vezes, escrevo sem nem pensar, é automático… mergulho nos cheiros que aspiro… viajo…

Por isso, vamos começar a preparar o ambiente físico que habitamos… Para nos sentir cada vez mais confortável e acolhido nele… Para que – quando adormecermos – nos sintamos fortalecidos para firmar de forma cada vez mais concreta a imagem do nosso sanctum [principalmente a sensação de adentrá-lo].

Mas antes, vamos falar sobre o elemento AR

Ele é simbolicamente associado ao vento, ao sopro… representa o mundo sutil intermediário do céu e a terra [o mito egipcio da criação é lindo... a forma como o ar nasceu, da separação da terra e céu], o mundo da expansão que, dizem os chineses, é inflado pelo sopro [k'i], necessário à subsistência dos seres. Vayu, na mitologia hindu, é o sopro vital, cósmico, e identifica-se com o verbo que é, ele próprio, sopro. [sorte de quem estuda/lê/faz yoga... ]

O elemento ar, diz Saint-Martin, é um símbolo sensível da vida invisível, um móbil universal e um purificador, o que corresponde, com bastante exatidão, à função do vayu, que é – ele próprio – considerado como um purificador.

No esoterismo ismaelita, o ar é o princípio da composição e da frutificação, o intermediário do fogo e da água. Corresponde à Alma universal, origem da frutificação do mundo, da percepção das cores e das formas, o que nos leva mais uma vez à função do sopro.

O ar é o meio próprio da luz, do alçar vôo, do perfume, da cor, das vibrações interplanetárias; é a via de comunicação entre a terra e o céu. A trilogia do sonoro, do diáfano e do móbil é… uma produção da impressão íntima de alívio, de alijamento… Ela não nos é dada pelo mundo exterior… É conquista de um ser outrora pesado e confuso que, graças ao movimento imaginário, e escutando as lições da imaginação aérea, se tornou leve, claro e vibrante… A liberdade aérea fala, ilumina, voa… [chevalier. dicionário de símbolos]

Tarefa de Casa:

  • se não tiver, compre um incensário ou difusor de essências.
  • escolha uma essência ou incenso que faz teu coração vibrar… ‘como é que eu sei o que é isso?’ …mmm, é quando você respira um cheiro e se sente extraordinariamente hiper bem… eu sinto logo meu coração ficando bem expandido [ainda bem que - por enqto - nao tive problemas cardíacos]
  • à noite, antes de deitar… coloque o difusor ou incenso para perfumar o ambiente que vai dormir… não esqueça… coloque música baixinha pra tocar e… pense naquelas imagens agradáveis que você escolheu… sinta o cheiro tomando posse do seu corpo… inspire… e x p i r e…
  • bons sonhos… ^^

no próximo, escreverei sobre a importância do relaxamento muscular… pra quem tiver pressa, pode seguir o passo-a-passo neste link… As diferenças da forma que faço são poucas… [mas prefiro o meu jeito]

p.s.: algumas pessoas, comentam comigo como se sentem bem… quando acessam o blog e leem… pq o blog é o meu sanctum, pra quando sonho acordada… ^^

p.s.2.: vontade + emoção + imaginação

p.s.3.: tenho tido uns sonhos cada dia mais divertidos, com pessoas que ainda não conheço fisicamente… ^^

até breve!

  1. eita… vou tentar isso… já tenho insenso lá em casa.
    tenho que fazer o meu santuario também…

    penso como é estranho, não lembro de quase nenhum dos meus sonhos…
    estou no trabalho, então não posso me concentrar, mas lembro de poucos cheiros, poucos sons…
    lembrei que o olfato é nosso sentido mais primitivo, o que mais carrega emoção… se fosse mais pronunciado não conseguiriamos parar pra pensar frente a tantas emoções em tudo o que vemos no momento presente…

    estou gostando das tarefinhas, mas ainda não fiz nenhuma…. tenho que arranjar logo um tempo pra isso ….

  2. Tbm tenho essas viagens ao passado por meio de cheiros, musicas (sons) e imagens………..estou adorando seu blog, e sim, me sinto muito bem quando leio o que escreve e estou seguindo os passos p/ a construção do sanctum…..o q ta mais dificil é a escolha do brasão, mas vc msm falou q ñ tem pressa né?

  3. nenhuma pressa…

    c nao imagina qtos anos fiquei rabiscando estrelas… até me sentir satisfeita com aquela… que postei em outro texto ^^

  4. Cheiros, brasões, portais, guardiões, cores, paisagens múltiplas, personas múltiplas, localização, sentido, direção. NOME.

    Cheiro? De molhado. Aquele que se aspira numa gruta.

    Perfume melhor é o mais adequado à ambientação, huh? ^^
    “Há um Tigre na Caverna, que a Escuridão não governa. Há um Tigre na Floresta, que a Escuridão não molesta.”

    Minha Esfinge guarda o portal.

    Parabéns pelo Blog, Thahy, virou minha leitura diária.


Deixe uma resposta

