O ‘sonho tcheco’ é um filme no estilo ‘michael moore’ de fazer cinema. É um filme tcheco, estilo reality show onde dois estudantes de cinema decidem abordar a forma como lidamos com o sonho de consumo.

O que eles fazem?! Criam um Super-Supermercado Fake chamado ” Sonho Sueco”… Montam uma pesquisa de mercado, criam a marca, fazem o jingle, espalham a propaganda pela cidade, com os dizeres: “Não venha!”, “Não compre!”,  “Não gaste seu dinheiro”, “Não perca seu tempo! Inauguração dia 31 de Maio!” Passam ATÉ por uma mudança radical no visual, antevendo a importância de uma boa aparência, os cineastas cortaram o cabelo, a barba e passaram a se vestir de hugo boss dos pés à cabeça – com direito a gelzinho no cabelo… hehe [ AFINAL, que cidadão-e-cidadã-de-bem confia em barbados cabeludos com cara de roqueiros, né?!] hehe

O filme mostra como o marketing e a propaganda transforma algo que não sabemos o que é em uma necessidade, em um desejo:

[Ceský sen, República Tcheca (2004). Dirigido por Vít Klusák e Filip Remunda]

[pra quem pensa que o marketing e propaganda são o mal do mundo contemporâneo… lembre-se que existe uma empresa com 2 milênios de sucesso… ‘não faça isso, não faça aquilo’ é a especialidade dela… hehe]

Tudo isso para deixar claro o seguinte: Não mexa com as nossas crenças e sonhos! Pois Enquanto não ALTERAM o nosso mundinho e NÃO SOMOS FRUSTRADOS estamos mui bem e somos bastante cordiais… Conseguimos desejar “bom dia e passe bem”…

Mas quando mexem com as nossas crenças… Quando depositamos nossa vida em algo, nos fazem sonhar…. desejar urgentemente algo… que nos completa, que nos deixa feliz… Pra depois descobrirmos que aquilo era um embuste, uma mentira…  Percebemos o quanto somos lobos em pele de carneirinho….

Vide  o último hoax de sucessooo da internet brasileira😀